sexta-feira, 6 de julho de 2012


Eleições Municipais

   Para um cristão, as eleições não são apenas uma questão de cidadania. São, antes, uma forma especial de viver a fraternidade e praticar a caridade. Escolher candidatos que vão agir com justiça, administrar com honestidade, defender os mais pobres, lutar pela dignidade da vida humana em todas as etapas, isto é um dever cristão, uma oportunidade de implantar o Reino de Cristo, em meio à sociedade dos homens. Um cristão, não pode deixar essa oportunidade passar. 

   Neste ano, teremos novamente eleições. E desta vez, elegeremos prefeitos e vereadores, gente próxima de nós, que bate à nossa porta pedindo votos. Eles vão às festas da Igreja, cumprimentam as pessoas com sorrisos, fazem promessas, distribuem santinhos, querem apoio. Há pessoas que discutem apaixonadamente, criam conflitos, fazem da eleição uma guerra. 

   Outros tratam com indiferença, desfazem a importância das eleições dizendo "é sempre a mesma coisa", "ninguém presta", "não adianta fazer nada". E se enchem de razão apontando para Brasília: "lá o dinheiro corre solto como uma cachoeira", "uma CPI atrás da outra, e ninguém atrás das grades". Pois têm uma certa razão essas pessoas. São muitos anos de impunidade.

   Tanto a discussão acalorada quanto a indiferença favorecem exatamente aqueles maus políticos, que não querem mudar. O que resolve é trocar ideias, informações, conhecer melhor as leis, os candidatos, e fazer boas escolhas que nos levem a um futuro melhor. O voto consciente é o melhor meio para conseguir mudanças neste triste cenário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário